




Contact us to know how
We buy collections or single pieces of coins, banknotes, stamps, military awards, medals, old postcards, old letters, manuscripts, antiquities and other collectible items.
Monarchy Coins | Republic | Foreign | Former Portuguese Colonies | Stamps
Moeda de 10 Avos 1951 em Bronze de Timor, Ex-colónia Portuguesa, World Coins Timor KM#5
(A foto que está a visualizar corresponde ao padrão estado conservação da moeda que vai receber na sua encomenda)
Consultar as legendas e tipologias conhecidas destas moedas nos catálogos:
Código "Alberto Gomes edição 2006" Portugal Colonial / Timor = 01.04
Código "Alberto Gomes edição 2013" Portugal Colonial / Timor = 01.04
Código "Alberto Gomes edição 2021" Portugal Colonial / Timor = 01.04
At catalog of World Coins krause, international code of this coin = Timor Portuguese Colony KM#5
Características descritivas:
10 Avos bronze 1951
Portugal Ultramarino - Ex-Colónia Portuguesa : Timor
Republica: 1910 a 1974
Casa da Moeda: Lisboa
Ano: 1951
Valor Facial: 10 Avos (dez Avos)
Tipologia do catálogo Alberto Gomes / Timor 1º Grupo (01.04)
Liga do metal: Bronze (Cu 950 - Zn 30 - Sn 20)
Módulo / Diâmetro de Referencia: 20,5 mm
Peso de Referencia: 3 Gr.
Rebordo / Orla: Circulo liso
Bordo: Liso
Eixo: Horizontal ↑↓
Autor: Marcelino Norte de Almeida
Leis Monetárias: Decreto 35754 de 19 de Julho 1946
Registo de emissão de cunhagem desta moeda com ano de 1951: 1.000.000
Descrição e legenda do Anverso:
Ao centro, as quinas portuguesas composta por 5 escudetes alto relevo em posição de cruz, cada escudete com 5 besantes em aspa, no bordo circulo liso, em seu redor a legenda: REPVBLICA • PORTVGVESA ✤1951✤
Descrição e legenda do Reverso:
Ao centro em duas linhas o valor facial "10 AVOS", no exergo dois ramos de oliveira que não se cruzam tendo o ramo da esquerda 3 frutos e 7 folhas e o ramo da direita 4 frutos e 9 folhas, no rebordo circulo liso, e em seu redor por cima do valor facial e interrompido pelos ramos de oliveira a legenda correspondente ao nome da Colónia: COLONIA DE TIMOR
*Existem moedas com variantes criadas pela deterioração do cunho criando legendas incompletas e marcas de fendas de cunho “Cunho Fendido” ou desgaste do cunho “cunho cansado”
Copyright © 2022 www.portugalmoedas.com.pt (todos os direitos reservados)
Créditos bibliográficos: ("Moedas Portuguesas" da autoria do benemérito Numismata Alberto Gomes)
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ X ~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Obs. Caso pretenda esta ou outra moeda num estado de conservação que não encontra no nosso site, envie-nos a sua lista referindo a quantidade de cada moeda e estado conservação que pretende para: pedidos@portugalmoedas.com.pt , assim que seja possível enviarei a minha proposta com existências de outros exemplares de moedas não divulgadas no nosso website.
Factos Históricos: (créditos bibliográficos Wikipédia.org)
Timor Português era o Timor-Leste quando era colónia portuguesa (1596-1975). Durante grande parte desse período, Portugal partilhou a ilha de Timor com as Índias Orientais Neerlandesas, hoje Indonésia. Para além disso, Portugal controlou ainda, nas imediações da ilha, e a ela sujeita, a ilha das Flores, no arquipélago de Sunda..........
Em 1975, na sequência da Revolução do 25 de Abril e da decisão de proceder à rápida autodeterminação de todas as províncias ultramarinas, Timor Português declarou unilateralmente a independência — Portugal tentava, nesta altura, resolver os conflitos ultramarinos e nunca incluiu Timor devido à distância.
Da declaração de independência foi rapidamente seguido da invasão e anexação pela Indonésia que nunca foi reconhecida pelas Organização das Nações Unidas (era um protetorado). Apesar da declaração em 1960, por parte da ONU, de que o Timor Português era um território não autónomo sob administração portuguesa, há defensores da ideia de que, à luz do direito internacional, só a 20 de Maio de 2002 é que Timor Português deixou formalmente de existir ao se proclamar a independência da República Democrática de Timor-Leste.