Se pretende vender moedas, notas e outros artigos colecionáveis, estamos à sua disposição para lhe fazermos a nossa melhor proposta.

Compramos coleções ou peças isoladas de moedas, notas, selos, condecorações militares, medalhas, postais antigos, cartas antigas, manuscritos, antiguidades e outros artigos colecionáveis.

Abaixo encontram-se respostas às suas possíveis dúvidas sobre a venda das suas moedas ou outros artigos colecionáveis.

1 A nossa análise física e presencial aos seus artigos sendo nos nossos escritórios é sempre de custo “0”, ou seja, não existe qualquer valor a pagar, independentemente do tempo que demorar. (poderá haver custos caso os seus artigos sejam de uma dimensão não transportável e nos obrigue a uma deslocação. Porém, estes custos serão anunciados antes da nossa deslocação e só avançaremos com a sua aceitação)

2 Para abertura de processo de agendamento e eventual análise dos seus artigos colecionáveis, o preenchimento deste formulário é obrigatório. Esta etapa permite-nos gerir com eficiência os milhares de contactos que recebemos anualmente e estruturar adequadamente as nossas respostas e possíveis agendamentos para a avaliação do seu espólio

                     Instruções para Envio de Fotografias

• Para uma pré-análise eficaz, solicitamos o envio de imagens nítidas, focadas e informativas, pois são essenciais para avaliarmos o possível interesse no seu espólio e, em caso de marcação, para estimarmos o tempo necessário a dedicar à respetiva avaliação presencial. Atenção: devido a restrições do nosso antivírus, não conseguimos abrir nem aceitar ficheiros compactados (como os com extensão .zip, entre outros). Por isso, pedimos que não envie fotografias ou documentos em ficheiros compactados.

 Pode anexar até 5 ficheiros por envio neste formulário, com um limite total de 2GB (entre fotografias ou documentos). Caso tenha muitas imagens a enviar, poderá fazê-lo por email para geral@portugalmoedas.com.pt com o assunto “Complemento ou portfólio fotográfico do formulário já preenchido”, ou através do WhatsApp para o número 910 406 528 (utilizado exclusivamente para o envio de fotografias — não atende chamadas). Importa salientar que o envio de imagens por estas vias só será considerado válido se o formulário for previamente preenchido; caso contrário, o processo não será analisado nem receberá resposta.

                     Fotografias para espólios organizados em capas ou gavetas de moedeiros

Para uma correta pré-análise do seu espólio organizado em capas ou álbuns, solicitamos o envio de uma fotografia do conjunto total dessas capas ou moedeiros de arquivo, bem como imagens bem focadas das diversas páginas internas ou tabuleiros com moedas no caso dos moedeiros, onde se possam visualizar claramente as moedas ou notas em cada folha ou tabuleiro, com especial destaque para os artigos mais antigos ou com potencial valor.

                     Fotografias para ajuntamentos moedas ou notas avulsas

• Para a pré-análise de ajuntamentos de moedas ou notas avulsas, solicitamos que agrupe os artigos em imagens de 10, 20 ou mais unidades, dispostas lado a lado com boa focagem. No caso das moedas, deverá garantir que a face da data esteja virada para cima; no caso das notas, deverá ser visível o lado principal de cada exemplar. 

Formulário que deve ser preenchido para abertura de processo, com o envio das imagens conforme as possibilidades indicadas acima.

Como vender

Primeiro e último nome. Ex.: Luís Vieira
Formato: exemplo@email.com


Faça um pequeno resumo do seu espólio colecionável explicando:
- que tipo de artigos inclui,
- trata-se de um conjunto de artigos ou coleção? Em caso afirmativo, qual a sua dimensão?

De forma a quantificar utilize os seguintes exemplos:
- uma caixa de sapatos cheia, ou a meio, de moedas.
- caso a sua coleção esteja arquivada em capas ou classificadores, deve indicar o número de capas e tamanho (A4 ou A5), quantas folhas em cada.
- resumindo a dimensão do seu espólio, quantifique quantas malas de viagem enche, por exemplo trolleys ou malas de cabine de avião.

Explique-nos também a antiguidade do seu espólio:
- há quantas gerações se encontra na família
- quais os artigos mais antigos que identifica e quais os mais recentes


Para complementar a informação, envie imagens que nos ajudem a perceber o contexto do seu espólio.

Se possível sinalize os artigos mais antigos ou que identifique como sendo de maior valor. Dê sempre preferência à face do artigo onde consta a data.

Pode fotografar diversos artigos numa só imagem mas solicitamos que nos envie fotos com a melhor nitidez possível e bem focadas. Pode fazer o registo com máquina fotográfica ou telemóvel.

Se tiver acesso a digitalizador (scanner) ou impressora multifunções com digitalizador pode digitalizar as mesmas. Pode colocar múltiplos artigos sobre o vidro do digitalizador ou colocar os classificadores sobre o mesmo, e gravar as digitalizações como imagem.


Depois carregue aqui as suas imagens e ficheiros:

Pode carregar até 5 imagens, até um máximo de 2GB combinados. Os formatos suportados são de imagem (jpg, jpeg, png), Word (doc, docx), PDF e Excel (xls, xlsx).

            3 Depois de receber a nossa resposta ao formulário — que será enviada por email — encontrará no assunto dessa mensagem o número do seu processo. Após a receção da nossa resposta e tendo em conta a nossa manifestação de interesse, deverá utilizar esse número de processo para efetuar a marcação prévia, contactando-nos por telefone através do número (+351) 938 406 867 (chamada para a rede móvel nacional). As marcações solicitadas por email não são válidas, uma vez que há sempre informações e dúvidas que necessitam de esclarecimento direto. Informamos ainda que, devido ao elevado volume de contactos, não conseguimos visualizar ou responder a todas as mensagens recebidas por email ou redes sociais com listas, imagens ou descrições de artigos — damos sempre prioridade aos processos corretamente iniciados através do formulário e contacto telefónico conforme indicado. Depois de acordado, avançamos para a análise final à sua coleção ou peças isoladas, que será sempre feita na sua presença física. Não aceitamos nem assumimos qualquer responsabilidade por envios de artigos por correio ou em consignação, sem o nosso consentimento.

            4 Só podemos atribuir um valor à sua coleção ou ajuntamento após a análise presencial dos seus artigos colecionáveis. Apenas realizamos uma única avaliação por pessoa; por isso, ao marcar a sua visita às nossas instalações, deverá trazer nesse dia todos os artigos ou espólios que pretende apresentar — incluindo itens repetidos, excedentes ou quaisquer outros que deseje ver avaliados. Não será agendada uma segunda marcação, nem realizada nova análise a artigos que não tenham sido apresentados na primeira visita.

            5 Nunca existe qualquer tipo de obrigação de compra ou venda entre as partes. O negócio apenas se concretiza se houver acordo mútuo, e, caso aconteça, será no próprio dia da sua visita ao nosso escritório. A transação só será possível se for o único proprietário dos bens apresentados, uma vez que não fazemos propostas sobre artigos pertencentes a terceiros.

            6 Durante vários anos estivemos sediados também com loja física em Coimbra, na baixa histórica junto à Igreja de Santa Cruz. Desde 2022, encerrámos esse espaço e reforçámos a aposta no nosso website, acompanhando a evolução digital e alargando o nosso alcance a nível nacional e internacional. Atualmente, os nossos escritórios destinam-se exclusivamente a atendimento para análise, avaliação e eventual aquisição de artigos — sempre por marcação prévia. Embora apenas esteja identificado publicamente o escritório de Águeda, dispomos de outros espaços de atendimento, pelo que não deve dirigir-se a nenhum deles sem uma marcação prévia confirmada, sob o risco de não encontrar ninguém disponível para o atender. Nunca se esqueça que a marcação prévia deve ser feita obrigatoriamente através do telefone (+351) 938406867 (chamada para a rede móvel nacional).

            Localização do escritório onde avaliamos os seus artigos:

            (Atenção: o atendimento só é feito por marcação antecipada)
            O escritório está no Edifício Castilho, onde estão sediados Correios de Águeda e Tribunal de Trabalho de Águeda.
            Este edifício está confrontado pela “Rua José de Sucena” e “Rua do Outeiro”


            Edifício Castilho
            Rua José Sucena
            3750-127 Águeda
            Obs. Entrada pela Rua do Outeiro, SN

            GPS:
            40°34'23.7"N 8°26'42.7"W
            40.573256, -8.445192

            Vista do edifício onde temos o nosso escritório de atendimento

            Contactos :

            Email: vender@portugalmoedas.com.pt (não são aceites marcações feitas por email)
            Tlm. (+351) 938406867 (chamada para a rede móvel nacional)

            Horário de Funcionamento:

            (Atenção: só realizamos atendimentos com marcação antecipada.)

            Ficamos ao dispor e aguardamos o seu eventual contacto. Para qualquer dúvida ou esclarecimento, não hesite em entrar em contacto conosco.

            Com os melhores cumprimentos,

            Luis Vieira