Contacte-nos para saber como
Compramos coleções ou peças isoladas de moedas, notas, selos, condecorações militares, medalhas, postais antigos, cartas antigas, manuscritos, antiguidades e outros artigos colecionáveis.
Moedas monarquia | República | Estrangeiras | Ex-colónias | Selos
Moeda de grande raridade dos Straits Settlements, 1 Cent 1878 em cobre, considerada a data mais rara da série, catalogada no World Coins – Straits Settlements KM#9.
De acordo com o "NGC Price Guide", as cotações atuais para esta moeda (em dólares americanos – USD) são as seguintes: F: 300.00 | VF: 750.00 | XF: 1,100.00 | MS60: 3,200.00 | MS63: 5,500.00.
(A foto que está a visualizar, corresponde à moeda que vai receber na sua encomenda)
Consultar as variantes e tipologias conhecidas destas moedas nos catálogos:
Características descritivas:
Descrição e legenda do Anverso:
Ao centro o busto da Rainha Victoria (Jovem) à esquerda com diadema e cabelo apanhado, no rebordo circulo liso seguido de ornamento encordoado e em seu redor a legenda : VICTORIA QUEEN (Tradução: Rainha Victoria)
Descrição e legenda do Reverso:
Ao centro, dentro de círculo perolado o valor facial “1”, no rebordo circulo liso seguido de ornamento encordoado e em seu redor a legenda, tendo na orla superior o nome das colónias britânicas que é separada por pontos · STRAITS SETTLEMENTS ·, no exergo o valor facial que é seguido pela data ONE CENT 1878.
Copyright © 2025 www.portugalmoedas.com.pt (Todos os direitos reservados)
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ X ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Obs.: Caso pretenda esta ou outra moeda em um estado de conservação que não se encontra no nosso site, envie-nos a sua lista, indicando a quantidade de cada moeda e o estado de conservação desejado, para: pedidos@portugalmoedas.com.pt. Assim que oportuno, enviaremos uma proposta com as existências de outros exemplares não divulgados no nosso website.
Informações sobre Straits Settlements: (Créditos bibliográficos: ChatGPT)
Os Estabelecimentos dos Estreitos (em inglês Straits Settlements) foram um conjunto de colónias britânicas situadas no Sudeste Asiático, estabelecidas ao longo do estreito de Malaca — uma importante rota marítima entre o Oceano Índico e o Mar da China Meridional. A colónia incluía inicialmente Penang (1786), Malaca (1824) e Singapura (1819), aos quais se juntaria mais tarde a ilha de Labuan. A capital administrativa alternou entre Penang e Singapura, sendo esta última o principal centro político e económico a partir de meados do século XIX.
Administrados inicialmente pela Companhia Britânica das Índias Orientais e, a partir de 1867, diretamente pela Coroa Britânica, os Estabelecimentos dos Estreitos tornaram-se uma peça fundamental do império colonial britânico na Ásia. A região floresceu como entreposto comercial, servindo de elo estratégico nas rotas de comércio entre a Europa, a Índia e a China.
A população era etnicamente diversa, composta por comunidades malaias, chinesas, indianas e europeias, o que conferiu aos portos um caráter cosmopolita. O sistema monetário local refletia a influência britânica, com a introdução do dólar dos Estreitos e das suas subdivisões em centavos, cunhadas sobretudo em Calcutá e, mais tarde, em Londres.
Em 1946, após a Segunda Guerra Mundial e a ocupação japonesa, os Estabelecimentos dos Estreitos foram dissolvidos: Singapura tornou-se colónia separada, enquanto Penang e Malaca passaram a integrar a União Malaia (futura Malásia). O legado histórico e monetário dos Estabelecimentos dos Estreitos permanece visível nas moedas, selos e documentos da época, que testemunham o papel central desta colónia no comércio e na expansão britânica no Oriente.
Moeda de grande raridade dos Straits Settlements, 1 Cent 1878 em cobre, considerada a data mais rara da série, catalogada no World Coins – Straits Settlements KM#9. De acordo com o NGC Price Guide, as cotações atuais para esta moeda (em dólares americanos – USD) são as seguintes: F: 300.00 | VF: 750.00 | XF: 1,100.00 | MS60: 3,200.00 | MS63: 5,500.00. Os Estabelecimentos dos Estreitos (Straits Settlements, em inglês) foram um conjunto de colónias britânicas situadas no Sudeste Asiático, estabelecidas ao longo do estreito de Malaca, uma importante rota marítima entre o Oceano Índico e o Mar da China Meridional. A colónia incluía inicialmente Penang (1786), Malaca (1824) e Singapura (1819), às quais se juntaria mais tarde a ilha de Labuan. A capital administrativa alternou entre Penang e Singapura, sendo esta última o principal centro político e económico a partir de meados do século XIX.