











Contacte-nos para saber como
Compramos coleções ou peças isoladas de moedas, notas, selos, condecorações militares, medalhas, postais antigos, cartas antigas, manuscritos, antiguidades e outros artigos colecionáveis.
Moedas monarquia | República | Estrangeiras | Ex-colónias | Selos
Moeda inédita, Tostão prata D. João IV 1640-1656, variante com características inéditas, Cruz Solta e Escudo Solto, vestígio visíveis de aproveitamento de Cunho datado de 1642, único exemplar conhecido com estas características. (Possível aproveitamento do cunho usado para cunhar os dois cruzados de Ouro de 1642)
Esta moeda é uma variante do grupo 74 do Alberto Gomes em que só aparece o exemplar 74.01 Cruz Solta no reverso e Escudo ladeado por pontos no anverso, neste exemplar perfeitamente visível escudo solto e Cruz solta, mas a sua característica mais interessante é que tem vestígios de cunho com data apagada de 1642 a cantonar a Cruz de São Jorge Vazada, poderíamos também pensar num possível aproveitamento de disco de moeda já datada, mas a precisão da localização da data apagada não deixa duvida que é da origem do cunho, muito provavelmente foi aproveitado pelo abridor de cunho a partir dos cunhos dos 2 cruzados de ouro datados de 1642 os únicos com a cruz de São Jorge cantonados por data, dos quais são conhecidos muito poucos exemplares sendo estes da mais alta raridade.
Faço observação que os 2 cruzados de ouro tinham um diâmetro aproximado de 26 mm sendo os da 1ª serie todos datados de 1642 (Lei de 29 Março de 1642)
A característica inédita e mais importante da moeda é o aproveitamento de cunho que perfeitamente identificável, tendo ainda em conta a variante também inédita de cruz solta e escudo solto, a sua legenda mesmo com a falha de cunhagem no termino da legenda dá para identificar que é REX PORTV ou PORTVG dado ao espaço e letras parcialmente visíveis, este exemplar é da mais alta raridade e até agora o único conhecido.
(A foto que está a visualizar corresponde á moeda que vai receber na sua encomenda)
Consultar as variantes e tipologias conhecidas destas moedas nos catálogos:
Características descritivas:
Descrição e legenda do Anverso:
Ao centro Escudo de armas reais coroado, escudo solto com bordadura, coroa de quatro arcos lisos e ornamentos tipo flor de liz, diadema com 6 pontos, no rebordo circulo perolado e em seu redor a legenda sem pontuação: ✤IOANNES IIII DG REX PORTV.. ("IOANNES IIII DEI GRATIA REX PORTUGAL" Tradução aproximada do Latim: "JOÃO IV PELA GRAÇA DE DEUS REI DE PORTUGAL")
Descrição e legenda do Reverso:
Ao centro dentro de um circulo perolado a cruz solta de São Jorge "vazada" (neste exemplar é visível que o cunho inicialmente foi aberto para uma moeda datada cantonando a a Cruz com a data "1642" e mais tarde apagado para cunhar moeda sem data), no rebordo circulo perolado, e em seu redor a legenda: ✤IN HOC✤SIGNO✤VINCES ("IN HOC SIGNO VINCES" Tradução aproximada do Latim: "COM ESTE SINAL VENCERAS")
Copyright © 2025 www.portugalmoedas.com.pt (Todos os direitos reservados)
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ X ~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Obs. Caso pretenda esta ou outra moeda num estado de conservação que não encontra no nosso site, envie-nos a sua lista referindo a quantidade de cada moeda e estado conservação que pretende para: pedidos@portugalmoedas.com.pt, assim que oportuno enviaremos proposta com existências de outros exemplares de moedas não divulgadas no nosso website.
Moeda inédita, Tostão prata D. João IV 1640-1656, variante com características inéditas, Cruz Solta e Escudo Solto, vestígio visíveis de aproveitamento de Cunho datado de 1642, único exemplar conhecido com estas características. Esta moeda é uma variante do grupo 74 do catálogo "Alberto Gomes" em que só aparece o exemplar 74.01 Cruz Solta no reverso e Escudo ladeado por pontos no anverso, neste exemplar perfeitamente visível escudo solto e Cruz solta, mas a sua característica mais interessante é que tem vestígios de cunho com data apagada de 1642 a cantonar a Cruz de São Jorge Vazada, a precisão da localização da data apagada não deixa duvida que é da origem do cunho, muito provavelmente foi aproveitado pelo abridor de cunho a partir de um dos cunhos dos 2 cruzados de ouro datados de 1642 os únicos com a cruz de São Jorge cantonados por data, dos quais são conhecidos muito poucos exemplares sendo estes da mais alta raridade.