





Contacte-nos para saber como
Compramos coleções ou peças isoladas de moedas, notas, selos, condecorações militares, medalhas, postais antigos, cartas antigas, manuscritos, antiguidades e outros artigos colecionáveis.
Moedas monarquia | República | Estrangeiras | Ex-colónias | Selos
Conto Para Contar de D. João III 1521-1557, Legenda: ✶CONTV✶DECONT✶AR:FAZ✶CONTA / ♣CONTV.♣DECOT♣AR:ET•AR♣TE•A•A•R
Na pagina 106 do seu estudo "Contos para Contar - Ensaio para o Seu Conhecimento e sua Classificação" da autoria de Eng. Paulo Ferreira de Lemos faz especial referencia a este exemplar "No nº81 a palavra TENTE parece ser o primeiro indicio da degenerescência em tentos de jogo"
Conto para Contar ou moedas de conto = Ver descrição no final desta pagina
(Artigo não disponível para venda)
Consultar as legendas e tipologias conhecidas destas moedas nos catálogos:
Código "Contos para Contar - Eng. Paulo Ferreira de Lemos D. João III = Nº 81
Código "Alberto Gomes edição 2013" CONTOS PARA CONTAR/ D. João III = J3.CC.15
Características descritivas:
Conto para Contar ou moedas de conto = Ver descrição no final desta pagina
Reinado: D. João III (1521-1557)
Liga do metal: Bronze, Liga mais rica em latão
Módulo / Diâmetro: (este exemplar = 30 mm)
Espessura: (este exemplar = 2 mm)
Peso: (Este exemplar = 9,16 Gr.)
Cunhagem: Manual
Rebordo / Orla: Arco circulo liso
Bordo: liso irregular
Eixo: Não aplicável
Leis Monetárias: Desconhecido
Registo de emissão de cunhagem desta moeda: Desconhecido
Descrição e legenda do Anverso:
Ao centro dentro de um arco de circulo perolado, aparente busto com coroa cercado por quatro escudetes com 5 besantes em aspa, em cada quadrante um castelo "♖" cercado por três arruelas "o", no rebordo arco circulo liso, em seu redor separada por estrelas de seis pontas "✶" a legenda: ✶CONTV✶DECONT✶AR:FAZ✶CONTA
Descrição e legenda do Reverso:
Ao centro dentro de um arco de circulo liso seguido de um segundo arco de dois semi círculos pontuados ou perolado uma esfera Armilar com zodíaco, no rebordo arco circulo liso, e em seu redor separada por "♣" folhas de carvalho ou flores de liz a legenda: ♣CONTV.♣DECOT♣AR:ET•AR♣TE•A•A•R
Copyright © 2020 www.portugalmoedas.com.pt (Todos os direitos reservados)
CONTOS PARA CONTAR - Créditos bibliográficos:
1º estudo "Contos para Contar - Ensaio para o Seu Conhecimento e sua Classificação" da autoria de Eng. Paulo Ferreira de Lemos que foi um numismata de grande mérito não só pela sua notável coleção mas também pelo seu legado nos estudos numismáticos. (terá sido a partir desta obra que Alberto Gomes adicionou ao seu catalogo os "Contos para Contar"
2º Livro da autoria de Alberto Gomes "Moedas portuguesas e do território que hoje é Portugal" Edições 1996,2001,2003,2006 e 2013
"Os contos para contar, dinheiros de conto ou moedas de conto, são peças metálicas monetiformes que, antes do uso de algarismos árabes e da numeração decimal, serviram como auxiliares na contagem do dinheiro e no seu cálculo, o que se fazia por meio de ábacos, onde o posicionamento desses discos metálicos representava um valor determinado. A sua introdução em Portugal terá sido presumivelmente feita no tempo de Afonso III, pois existem contos para contar semelhantes aos dinheiros da época, nos quais os besantes figurados nas quinas nacionais não estão ainda dispostos em aspa. A sua função terminou quando foram adoptados os algarismos árabes no país, durante o século XVI, e por isso os últimos exemplares são atribuídos aos finais da segunda dinastia, tanto mais que, nalguns, a coroa se apresenta fechada, tal como acontece em moedas dessa época. Quando o nome do rei não figura expressa ou implicitamente na legenda ou no campo, a classificação dos contos por reinados é algo aleatória,. Haverá então que atender à sua semelhança com as moedas emitidas por um monarca ou recorrer à representação de símbolos ou letras que nos indicarão a sua presumível fábrica em determinada época. As “empresas” dos reis e as suas “divisas” são preciosos auxiliares na classificação dos contos por, muitas vezes, estarem neles gravadas. Tal acontece, por exemplo, em espécimes de D. João I, onde a divisa “POR BEN” não dá lugar a dúvidas, ou então naqueles que apresentam o “rodísio” ou “moenda”, por ser a empresa de D. Afonso V, ou ainda nos exemplares com a representação de um “pelicano” – a empresa do Príncipe Perfeito – que indicarão inegavelmente D. João II, e também aqueles com a legenda “OMNES SPES EIVS CELVM”, que mostra tratar-se de contos de D. João III. Muito embora, no estrangeiro, existam contos feitos em todos os metais, incluindo o ouro, os contos para contar portugueses são em geral batidos em cobre ou latão, havendo-os também fundidos e sendo conhecidos alguns, muito raros, em prata. Será de notar que, por vezes, o escudo, como símbolo nacional, e a sua ornamentação, terão sido propositadamente alterados, com as quinas substituídas por outros sinais e o número dos castelos circundantes oscilando entre 6 e 16. Referiremos finalmente que poderão, por vezes, distinguir-se num conto características que se encontram em moedas de outros reinos. É que tendo circulado livremente em Portugal na época em causa, espécies de ouro e de prata dos mais variados países, afigura-se natural que os seus desenhos possam ter influenciado a gravura de alguns contos portugueses."
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ X ~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Obs. Caso pretenda esta ou outra moeda num estado de conservação que não encontra no nosso site, envie-nos a sua lista referindo a quantidade de cada moeda e estado conservação que pretende para: pedidos@portugalmoedas.com.pt , assim que seja possível enviarei a minha proposta com existências de outros exemplares de moedas não divulgadas no nosso website.
Conto Para Contar de D. João III 1521-1557, Legenda: ✶CONTV✶DECONT✶AR:FAZ✶CONTA / ♣CONTV.♣DECOT♣AR:ET•AR♣TE•A•A•R