




Contacte-nos para saber como
Compramos coleções ou peças isoladas de moedas, notas, selos, condecorações militares, medalhas, postais antigos, cartas antigas, manuscritos, antiguidades e outros artigos colecionáveis.
Moedas monarquia | República | Estrangeiras | Ex-colónias | Selos
Ceitil Cobre de D. Afonso V (1438 -1481), Ceitil (1/6 Real Branco) Tipologia do catálogo F. Magro 1º Grupo - A5.1.2.14
(A foto que está a visualizar, corresponde á moeda que vai receber na sua encomenda)
Consultar as legendas e tipologias conhecidas destas moedas nos catálogos:
Código "Francisco Magro edição 1986" D. Afonso V = A5.1.2.14
Código "Alberto Gomes edição 2006" D. Afonso V = (Não estudadas e catalogadas as diversas variantes)
Código "Alberto Gomes edição 2013" D. Afonso V = (Não estudadas e catalogadas as diversas variantes)
At catalog of World Coins krause, international code of this coin = PORTUGAL KM#??
Características descritivas:
Reinado: D. Afonso V (1438-1481)
Casa da Moeda: Lisboa
Ceitil = 1/6 Real Branco
Tipologia do catálogo F. Magro / A5: 1º Grupo (A5.1.2.14)
Liga do metal: Cobre
Módulo / Diâmetro de Referência: 22/26 mm (este exemplar = 23 mm)
Peso de Referência: variável (Este exemplar = 1,68 Gr.)
Cunhagem: Manual
Bordo: liso Irregular
Eixo: Não aplicável
Leis Monetárias:
Registo de emissão de cunhagem desta moeda: Desconhecido
Descrição e legenda do Anverso:
Ao centro dentro de um arco de círculo liso, Castelo de 3 torres sem ligações “pontes” com muralha comprida e baixa que rematam no arco de círculo, mar de ondas continuas, no rebordo arco círculo liso e em seu redor a legenda em letra gótica:
Descrição e legenda do Reverso:
Ao centro dentro de um arco de círculo liso o escudo 1º tipo (b) com 5 escudetes em cruz estando os laterais deitados direcionados para centro e chefe para fora, aparenta ter os 5 besantes nos escudetes em aspa, ainda no interior do escudo os escudetes são cantonados por castelos, o escudo é cercado por 4 cruzes altas tipo São Jorge, no rebordo arco de círculo liso e em seu redor a legenda em letra gótica:
CEITIL DO SEU COMEÇO À SUA EXTINÇÃO:
O ceitil foi uma moeda portuguesa de baixo valor que foi sempre cunhada em cobre no decorrer da 2ª Dinastia, sendo o primeiro monarca a cunhar esta tipologia de moeda D. Afonso V. a sua designação tem origem no nome sextil, ou seja, um sexto, o seu valor era neste primeiro reinado da sua existência de 1/6 de real branco e que provavelmente sofreu desvalorização nos últimos reinados que cunharam ceitis.
Os Reis que cunharam ceitis foram: D. Afonso V (1438-1481), D. João II (1481-1495), D. Manuel I (1495-1521), D. João III (1521-1557) e D. Sebastião I (1557-1578).
O ceitil foi uma moeda que durante estes 5 reinados equivalentes a 140 anos da nossa história perdurou como moeda corrente, tendo sido batida em diversas casas da moeda do reino continental e possivelmente colonial. Seria uma das moedas de baixo valor mais comuns e que abundavam nos trocos de pagamento das transações comerciais da época.
Apesar do ceitil ter sofrido diversas transformações no decorrer destes 140 anos, tendo vindo a diminuir o seu diâmetro e peso, manteve sempre a sua característica chave de identificação no seu anverso um castelo de 3 torres e no seu reverso o escudo nacional.
A partir do 2º Interregno e 3ª Dinastia os nossos Reis deixaram de cunhar este tipo levando à sua extinção de continuidade no sistema monetário do reino.
Copyright © 2020 www.portugalmoedas.com.pt (Todos os direitos reservados)
Créditos bibliográficos: “CEITIS” Autor Francisco A. Costa Magro (1986), “MOEDAS PORTUGUESAS” Autor Alberto Gomes
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ X ~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Obs. Caso pretenda esta ou outra moeda num estado de conservação que não encontra no nosso site, envie-nos a sua lista referindo a quantidade de cada moeda e estado conservação que pretende para: pedidos@portugalmoedas.com.pt , assim que seja possível enviarei a minha proposta com existências de outros exemplares de moedas não divulgadas no nosso website.