Quer Vender?

Contacte-nos para saber como

Compramos coleções ou peças isoladas de moedas, notas, selos, condecorações militares, medalhas, postais antigos, cartas antigas, manuscritos, antiguidades e outros artigos colecionáveis.

Saiba mais

Envie-nos a sua lista de faltas

Moedas monarquia | República | Estrangeiras | Ex-colónias | Selos

CL.GR.PTOLOMEU.II.01

MOEDA OBOL BRONZE (285 a.C. A 246 a.C.) PTOLOMEU II FILADELFO (MUITO RARA NESTE ESTADO DE CONSERVAÇÃO)ANTIGO EGIPTO

203,25 €

Detalhes

CONSULTAR AS LEGENDAS E TIPOLOGIAS CONHECIDAS DESTAS MOEDAS NOS CATÁLOGOS MOEDAS CLASSICAS INTERNACIONAIS   

MOEDA OBOL BRONZE (285 a.C. A 246 a.C.) PTOLOMEU II FILADELFO (MUITO RARA NESTE ESTADO DE CONSERVAÇÃO)

CÓDIGO "CATÁLOGO SVORONOS" = A VARIANTE MAIS PARECIDA QUE ENCONTREI É A Nº 697

REINO PTOLEMÁICO DO ANTIGO EGITO - ANO 285 A 246 a.C.

OBOL DE PTOLOMEU II "FILADELFO"

CUNHAGEM DA CASA MOEDA DE ALEXANDRIA NO EGITO

LIGA DO METAL = Æ BRONZE

MÓDULO / DIÂMETRO = 23 mm

ESPESSURA = 4 mm

PESO = 11 Gr.

NO ANVERSO CABEÇA DE ALEXANDRE III “O GRANDE” Á DIREITA USANDO NA CABEÇA, TOUCA DE PELE DE ELEFANTE 

NO REVERSO ÁGUIA COM ASAS ABERTAS EM PÉ Á ESQUERDA POZADA EM RAIO, LEGENDA Á DIREITA "BAΣIΛEΩΣ", LEGENDA A ESQUERDA " ΠΤΟΛΕΜΑΙΟΥ " 

LEGENDA ANVERSO: 

LEGENDA REVERSO: BAΣIΛEΩΣ / ΠΤΟΛΕΜΑΙΟΥ 

---------------x------------

Ptolomeu II Filadelfo (309 a.C. — 246 a.C.) foi o rei (faraó) do Egito de 281 a.C. até a sua morte em 29 de janeiro de 246 a.C.

Reinado 283/282 a.C. a 246 a.C.

Predecessor Ptolemeu I Sóter

Sucessor Ptolemeu III Evérgeta

Esposas Arsínoe I, Arsínoe II

Descendência Ptolemeu III Evérgeta, Lisímaco, Berenice Sira

Dinastia Ptolemaica

Nascimento 309 a.C.

Alexandria, Reino Ptolemaico

Morte 246 a.C. (63 anos) Alexandria, Reino Ptolemaico

Pai Ptolemeu I Sóter

Mãe Berenice I

Ptolomeu II Filadelfo era filho de Ptolomeu I Sóter e Berenice I. O seu pai era filho de Arsinoé da Macedónia, e talvez de um nobre macedônio chamado Lago, ou do rei Filipe II da Macedônia. A família de Berenice, assim como a de Ptolemeu I Sóter, era de Eordaea. Os seus avôs maternos eram Magas e Antígona, e, antes de ir para o Egito, Berenice fora casada com um nobre macedônio de nome Filipe, de quem teve pelo menos dois filhos, Magas (futuro Magas de Cirene) e Antígona.

Ptolomeu I Sóter era casado com Eurídice, filha de Antípatro, que havia levado Berenice, sua prima, como dama de companhia para o Egito na ocasião de seu casamento. Ptolomeu I Sóter tomou Berenice como concubina provavelmente ao mesmo tempo em que se casou com Eurídice, em 221 a.C, mas só foi se casar com ela em 217 a.C, quando ela estava gravida de Arsínoe II. Ptolomeu I e Berenice tiveram três filhos, Ptolomeu II Filadelfo, Arsínoe II e Filotera, preferindo estes para a sucessão aos filhos de Eurídice.

Ptolomeu II Filadelfo casou-se com duas mulheres de nome "Arsínoe": Arsínoe I, a filha de Lisímaco e sua própria irmã, Arsínoe II, em violação aos costumes macedônios, mas de acordo com os costumes egípcios.

Com sua irmã Arsínoe II, ele não teve filhos; seus filhos, Ptolomeu III Evérgeta, que foi incluindo seu sucessor, Lisímaco e Berenice eram filhos de Arsínoe I.

Ptolomeu nem sempre foi o herdeiro do trono ptolomaico: sendo o filho caçula do faraó, estaria no último degrau da linha de sucessão, enquanto o primeiro seria ocupado por seu meio-irmão Ptolomeu Cerauno. Ptolomeu Cerauno, filho de Ptolemeu I Sóter e Eurídice, filha de Antípatro, após ser rejeitado como sucessor de Ptolomeu I, acabou se tornando rei da Macedônia em 281 a.C. perecendo na invasão gaulesa de 280–279 a.C. Seu outro meio-irmão Meleagro (ou, segundo outros autores, seu tio) sucedeu Cerauno no trono da Macedônia por um curto período.

A dinastia ptolemaica (ou ptolomaica) foi uma dinastia macedónia que governou o Egipto de 305 a 30 a.C.. Recebe a designação devido ao facto dos seus soberanos terem assumido o nome Ptolemeu (ou Ptolomeu, do grego Ptolemaios). É também conhecida como dinastia lágida em função do nome do pai do fundador da dinastia. Ptolomeu foi um dos generais de Alexandre Magno.

A dinastia insere-se no período helenístico, época que decorre entre a morte de Alexandre e a ascensão do Império Romano, durante a qual se assistiu à difusão da civilização grega pela bacia do mar Mediterrâneo, criando novas formas artísticas, religiosas e políticas. Embora tivesse uma origem estrangeira, a dinastia ptolemaica respeitou a cultura egípcia, revivendo alguns dos seus aspectos do passado e adoptando as suas divindades.

Os faraós desta dinastia foram responsáveis por várias construções, entre as quais se destacam a cidade de Alexandria (com o seu farol e biblioteca), o templo de Hórus e Edfu e o templo de Ísis em Filas.

Referência bibliográfica Wikipédia, a enciclopédia livre.

  • Novo
MOEDA OBOL BRONZE (285 a.C. A 246 a.C.) PTOLOMEU II FILADELFO
zoom_in
MOEDA OBOL BRONZE (285 a.C. A 246 a.C.) PTOLOMEU II FILADELFO
MOEDA OBOL BRONZE (285 a.C. A 246 a.C.) PTOLOMEU II FILADELFO
MOEDA OBOL BRONZE (285 a.C. A 246 a.C.) PTOLOMEU II FILADELFO
MOEDA OBOL BRONZE (285 a.C. A 246 a.C.) PTOLOMEU II FILADELFO
MOEDA OBOL BRONZE (285 a.C. A 246 a.C.) PTOLOMEU II FILADELFO
MOEDA OBOL BRONZE (285 a.C. A 246 a.C.) PTOLOMEU II FILADELFO
MOEDA OBOL BRONZE (285 a.C. A 246 a.C.) PTOLOMEU II FILADELFO
MOEDA OBOL BRONZE (285 a.C. A 246 a.C.) PTOLOMEU II FILADELFO