



Contact us to know how
We buy collections or single pieces of coins, banknotes, stamps, military awards, medals, old postcards, old letters, manuscripts, antiquities and other collectible items.
Monarchy Coins | Republic | Foreign | Former Portuguese Colonies | Stamps
Carta pré-filatélica datada 14-08-1836 com carimbo origem do Porto circulada para Lisboa com taxa aplicada 25 réis
Código catálogo Luís Frazão = LF- PRT 12
Carimbo nominal pré-filatélico, marca Postal = PORTO
Marca de porte, custo taxado pelos correios = 25 Réis
Dimensões comprimento x largura em “mm” = 125x75
Breve descrição do que é a Pré-Filatelia:
As marcas postais pré-adesivas utilizadas de 1799 a 1853 são atribuídas ao período pré-filatélico em Portugal, corresponde a correspondência que circulou em Portugal antes à introdução do 1º selo postal, que ocorreu em 1853, os envelopes eram inexistentes e o próprio papel em que a correspondência se escrevia era dobrado por forma a criar um documento fechado sobre si mesmo, garantindo o sigilo escrito no seu interior selando o documento com obreia ou lacre. No seu verso exterior era colocado o endereço do destinatário, no posto de correios receptor era colocado também no verso a marca postal nominal de origem que podia ser impressa ou manuscrita esta identificava o nome da cidade, vila ou povoação de onde esta era originária. Este mesmo posto correio receptor pesava a carta e colocava a marca de porte impressa ou manuscrita correspondente ao valor a pagar em réis em conformidade com as tabelas de porte vigentes, estas também aplicadas na frente da carta por norma no canto superior direito, nesta época postal este custo não era pago por quem enviava a carta mas sim por que a ia receber, sendo algumas excepções quando o expedidor pagava e então a carta era também marcada com as seguintes denominações “pagou o porte de correio” “franca” “Franqueada” ou “Pg” antes da marca de porte. Existia também a correspondência expedida pelo seguro de correio tendo estas também um pré-pagamento de uma determinada taxa aos correios pelo expedidor, isto garantia que esta mesma carta fosse conduzida e transportada de uma forma mais cuidada e garantida pelas autoridades postais.
O Catálogo nacional de Referencia é “ PRÉ-FILATELIA PORTUGUESA” do autor Luís Brito Frazão investigador em Historia Postal, sendo a sua edição do ano 2012.